
Basta dizer as palavras"Ok Google" para ativar o Assistente em seu aparelho. Mas infelizmente às vezes, o assistente digital não entende as nossas palavras . O que fazer quando o ok Google não funciona?
Primeiro passo: verificar conexão Wi-Fi ou dados móveis
O Assistente do Google, para realizar seus serviços, precisa estar conectado à internet. Pode parecer bobo e óbvio, mas às vezes todos nos esquecemos de ativar o Wi-Fi ou vezes o pacote de dados acaba. Esse é um dos principais motivos pelo qual o "Ok Google" não funciona em seu aparelho.
Verifique se o "OK Google" está ativo.
Para fazer isso siga os seguintes passos;
- Mantenha pressionado o botão Home.
- Se você não ouvir a mensagem "Olá, como posso ajudá-lo?" significa que o assistente do Google não está ativo.
- Agora abra o aplicativo do Google.
- Clique nas três linhas horizontais no canto superior esquerdo.
- Selecione Configurações> Voz> "detecção de "ok google"> Em qualquer tela> Próxima> Fale Ok por 3 vezes e pronto.
Além disso, selecione a opção "Desbloquear com o Voice Match" para em qualquer momento ativar o Assistente mesmo quando a tela estiver desligada .
Você definiu o idioma certo?
Certifique-se de ter definido no menu o idioma português (ou o idioma que preferir) como idioma padrão:
- Abra o aplicativo do Google.
- Vá para Configurações> Voz> Idioma .
- Selecione os idiomas que você deseja interagir com o Assistente (o assistente do Google pode detectar automaticamente o idioma com o qual você está falando).
Um pequeno conselho: acesse Configurações> Voz> Reconhecimento de fala off-line para fazer o download de um novo pacote de idiomas ou atualize os já disponíveis.
Verifique se há novas atualizações para o assistente
O assistente pode precisar de uma atualização. Abra o Play Store para o Google procure pelo assistente do Google e clique em Atualizar. Se você não ver a opção "Atualizar" isso significa que você já tem a versão mais recente.
Redefina o modelo de voz
Esse até parece um procedimento muito difícil, mas é simplesmente uma questão de ter que registrar novamente o comando " Ok do Google " para que o Assistente trabalhe bem.
Agora siga os passos explicados no segundo parágrafo para completar o registro do comando "Ok Google" novamente (eu aconselho você a escolher um local silencioso).
Se você usa um Samsung, desligue o Bixby
Deixe-me ser claro, é oficialmente possível ter os dois assistentes de voz ativos no celular. Às vezes acontece que o Assistente faz os birra (seria inveja?) E não responde ao comando" Ok Google" quando o Bixby também está ativo no mesmo dispositivo.
Portanto, se você usar um celular da Samsung e o comando "OK Google" não funcionar, tente desativar o Bixby (ou S Voice) acessando o aplicativo dedicado e pressionando o ícone por alguns segundos antes de clicar em Desativar .
Verifique o microfone do telefone
O problema pode estar escondido no microfone do seu celular, ele é essencial para usar o Assistente. Abrindo o aplicativo do Google, você pode ver à direita o ícone colorido do microfone: se estiver uma linha sobre ele isso indica um possível problema com o microfone. Certifique-se de que não esteja obstruído.
Em alguns casos, os aplicativos em segundo plano podem ser o problema: se houver muito ruído, isso pode impedir a recepção do comando Ok Google pelo microfone.
Você já tentou reiniciar o smartphone?
Se você é um usuário do Android por muito tempo, você sabe que a reinicialização do dispositivo é muitas vezes uma solução fácil para muitos e variados problemas. Se o comando Ok do Google ainda não funcionar e você já tiver verificado todas as soluções acima, tente reiniciar o dispositivo e, na inicialização, repita a palavra mágica novamente.
Enviar feedback para o Google
Se o problema persistir, no e fórum oficial da Pesquisa do Google e do Assistente não encontrar qualquer solução para o problema, você só precisa incomodar o Google enviando seus comentários. Para fazer isso:
- Abra o aplicativo do Google.
- Abra o menu no canto superior esquerdo e clique em Enviar feedback.
- Relate o problema encontrado e não se esqueça, se possível, de enviar screenshots para ajudar a equipe de suporte a resolver o problema o mais rápido possível.
Você costuma ter problemas com o Assistente? Em caso afirmativo, qual é o problema mais comum que você encontrou até agora?
Postar um comentário